A Central Única das Favelas do Maranhão preparou uma programação especial para a criançada que participará do projeto Caixa de Brinquedos no próximo dia 12. Atividades lúdicas, esportivas, artísticas e recreativas fazem parte da programação. Durante toda a manhã, as crianças poderão brincar a vontade de amarelinha, pique-ajuda, pega-pega, rouba bandeira, peteca, entre outras brincadeiras. Além de praticar esportes como vôlei e basquete, e assistir aos shows e apresentações dos grupos Dark Fox, Fun Power, Agir, Bmx Freestyle, Marabreak e Forrozeiros Farrista.
A expectativa é que pelo menos mil crianças da Vila Vicente Fialho, Vila Cruzado, Vila União, Cantinho do Céu, Vila Açaí, Vila Sete de Setembro, Recanto Fialho, Jardim Primavera,Vila Jibóia, Vila Menino Jesus de Praga participem do evento, que conta com a parceria do jornal O Imparcial e mais de 15 entidades, entre associações de moradores, igrejas e escolas municipais.
O ponto alto da programação será a entrega dos brinquedos que estão sendo arrecadados pela Cufa desde o início do mês. Até o momento, já foram arrecadados mais de 300 brinquedos.Para quem ainda não fez a doação, a Cufa continua recebendo os brinquedos em três pontos de arrecadação: na sede da Cufa, no Cras Fialho e no Jornal O Imparcial.
Lembrando que o evento será realizado na Avenida Brasil, na Fialho, a partir das 8h do dia 12. Participe!
Por Billy Wesley
sábado, 8 de outubro de 2011
sábado, 10 de setembro de 2011
1ª Conferência de Juventude de Raposa
Neste dia 10 de setembro a Cufa-Raaposa se fez presente na 1ª- Conferência Livre da Juventude De Raposa, um forúm voltado para debater ideias e discussoes democraticas e politicas publicas com o tema: Juventude, desenvolvimento e efetivação de direitos.
o evento foi realizado na Escola Santo Antonio em nosso municipio.
Contou com a presenço do vice-prefeito, presidente da camara, assistecia social, e de demais entidades a nossa foi citada durante o evento e tmbem onde foi mostrado o nosso video institucional.
Teve apresentação cultural com a dança portuguesa e no encerramento fiz um breve apresentação de Break Dance.
Durante o evento foram fechadas algumas parcerias uma delas foi com a secretaria de assistencia social no qual terei uma reuniao nesta segunda feira.
sábado, 20 de agosto de 2011
De Volta a Ativa
depois de tempo parado estamos retornando nossas atividades... A Dark Fox Crew esta entre as 8 melhores equipe do Maranhao ... Depois do Bradan realizado no ultimo dia 14/08/2011
terça-feira, 17 de maio de 2011
Por Marcos Leite, coordenador da CUFA Gov. Nunes Freire
Nesta sexta-feira (13/05), a CUFA – Central Única das Favelas de Governador Nunes Freire, sob a representação da Associação Nunesfreirense de Juventude, realizou o 1° Fórum Municipal da Juventude, no C.E Prof° Hamilton Werneck.
Estiveram presentes cerca de 800 jovens, incluindo estudantes da rede municipal e estadual de ensino. Também varias autoridades e lideranças locais, regionais e estaduais se fizeram presentes, entre eles, estão: Marcos Leite - Coordenador da CUFA Gov. Nunes Freire e Membro do colegiado do FEJMA, João Costa - Secretário Executivo do FEJMA, Marcos Menezes - Diretor da UMES, Jair Mota - Assessor Diocesano da PJ, Lucas de Sousa - Vice-coordenador da PJ Gov. Nunes Freire, Dierrisson Lopes – Membro da Igreja Batista, Welson Lopes – Membro da Igreja Assembléia de Deus, Ulenira Batista - Secretária de Educação, Joel de Sousa – Assessoria de Comunicação, Emilia – Representante do Ensino Médio, Jackeline – Representante do Ensino Fundamental, Assis Filho – Vereador de Pio XII e Conselheiro Estadual da Juventude e Jociel – Liderança de Pio XII.
No evento foram discutidos varias assuntos da temática “juventude”. Trabalho, Educação, Cultura, Qualidade de vida, entre outros temas foram apresentados.
Os presentes puderam refletir sobre as múltiplas realidades, diversas demandas e desafiadores problemas sociais que envolvem a juventude nunesfreirense na contemporaneidade.
Contudo, o evento não ficou apenas no debate de idéias, mas assumiu um caráter propositivo com a formulação de intenções para que a juventude de Nunes Freire tenha uma maior participação social.
O evento foi aberto à apresentação musical da Banda da Primeira Igreja Batista, que brindou com o público de mais de 800 jovens, com fabuloso repertório de músicas gospel.
A pedido do deputado Roberto Costa, o Conselheiro Estadual de Juventude e Vereador de Pio XII, Assis Filho, esteve no evento pra falar sobre as conferencias de juventude em 2011, no seu discurso, Assis Filho parabenizou a juventude de Gov. Nunes Freire e ressaltou a importância que tem o município na conjuntura estadual.
No final do fórum aconteceu um torneio de free step entre jovens das diversas comunidades do município.
sábado, 30 de abril de 2011
Hoje a Cufa-Raposa se fez presente em mais um evento realizado em nosso municipio..
Foi na Escola Municipal Santo Antonio; o evento de abertura do Projeto "Escola Aberta", que reuniu o corpo docente da escola mais a comunidade.
o projeto visa a inclusao de alunos e comunidade em atividades desenvovidas na escola durante os dias de sabado, nos periodos da manha e tarde.
serão feitas as seguintes atividades: Artesanato, Reciclagem, Jogos de Tabuleiro (xadrez e damas), Capoeira, Pintura em telas e tecidos, o Hip-Hop, através do Break Dance e do Graffite, Esporte como o Fut-Sal... e muito mais sera desenvolvido durante o ano...
e nos daremos nossa contrubuição atraves de nossas atividades... com o tempo, colocaremos BMX, Basquete de Rua Futebol Extremo entre outros...
quinta-feira, 21 de abril de 2011
quarta-feira, 20 de abril de 2011
segunda-feira, 7 de março de 2011
AO DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES
Do Direito das Mulheres Negras se Sentirem Mulheres
Por Neusa Baptista, Núcleo Maria Maria CUFA MT
Há cerca de duas semanas, cortei curtinho meu cabelo. O cabelo, aliás, me surpreende a cada dia com sua capacidade de revelar e provocar. Foi o que aconteceu desta vez.Por onde eu andava, cabeças masculinas e femininas se viravam para ver meu cabelo. A princípio, pensei comigo mesma: o que foi que eu fiz? Sentia-me menos mulher e ao mesmo tempo pensava: agora preciso me vestir com muita feminilidade, pois com este cabelo curto, posso passar por homem. De repente me vi numa loja de 1.99 em meio a tic tacs, lacinhos, brincos coloridos e outras coisas. Na ânsia de mostrar o quão feminina era, tornei-me mais feminina mesmo. Em atos e palavras. Por que isso não tinha acontecido antes? Com meu cabelo crespo e curto, recebi muitos olhares de reprovação, riso, espanto. Além de crespo, ainda curto! Pasmem! Comentei com meu cabeleireiro (Jair Vip’s, um beijo!) que “mulher de cabelo curto sofre preconceito” e ele ficou espantado!
Aos poucos, fui me acostumando e aprendendo a ‘dominar’ o meu curtinho, de modo que ele parecesse ao mesmo tempo, natural e bem cuidado. Engraçado, é só a gente começar a se achar bonita que as pessoas em volta fazem coro! O contrário também acontece, claro. Quer que os outros falem bem de você? Comece a falar bem de você. E isso não pode ser do tipo “Eu sou o máximo”, mas do tipo “ Nós podemos ser o máximo juntos”. Piegas né? Não consegui pensar em nada melhor. rs. Enfim.
O meu cabelo curtinho me obrigou a pensar mais em minha feminilidade. E isso se deu ainda somado ao fato de ele ser crespo. Isto é, geralmente, os homens negros utilizam o cabelo raspado e as mulheres alisado. Portanto, o fato de eu ser negra não me ajudava muito mesmo. Mas se tem uma coisa que eu gosto é de chamar a atenção para o meu cabelo! Sério. Quando meu cabelo não chama a atenção, eu acho que ele não cumpriu seu papel, que é o de ser mensageiro de algo positivo sobre a negritude. Enfim. Tal como ocorreu há muitos anos com o meu penteado rastafári, o curto que a princípio parecera ‘feio’ e ‘masculino’ se revelou, na verdade, versátil, irreverente, delicado e feminino!
Mas a meu ver, isso só aconteceu porque era crespo, e porque eu sou negra, e sou mulher. Muitos papéis, significados, lugares, atitudes a tomar... Para pra pensar: se a mulher branca (ou não negra) já tem problemas, pensa na negra. Pensa. Então, por isso quando vejo uma mulher negra se destacando, não sei da vida íntima dela, mas imagino que deva ter enfrentado alguns obstáculos que poderiam ter sido evitados se o País fosse menos racista, machista etc.
Por isso, neste 8 de Março, um abraço especial a todas as mulheres pretas (negras, pardas, índias, gordinhas, baixinhas, comuns) do Brasil.
Neusa Baptista é autora do livro infantil "Cabelo Ruim?"
domingo, 30 de janeiro de 2011
No dia 21 de janeiro, a CUFA-Raposa se fez presente em mais um evento, desta vez em parceria com o Centro de Ensino José França de Sousa; escola no qual fazemos nossos encontros semanais.
Foram mostradas diversas atividades como: Teatro, Comidas Tipicas, Exposição de Artes, Brechó, Capoeira, Desfile de Moda, Show de Talento e nossa participação foi na Exposição de Graffite, BMX e no Freestyle de B.Boys.
Apesar de um dia chuvoso, o evento ocorreu como esperado, atraiu uma boa quantidade de alunos da escola e da comunidade em geral.
segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
No dia 08 de Janeiro de 2011 demos inicio de nossas atividades em nossa base municipal... depois de um período de resseço.
devido ao dia anterior ter sido de muita chuva, a massa jovem não se fez presente como de esperado, mas mesmo assim deu pra iniciar uma conversa.
Os núcleos não tiveram 100% do efetivo por isso a reunião teve que ser transferida para o próximo sábado dia 15.
para quem se fez presente foi repassado as diretrizes de 2011, metas e ideias de como aumentar nossos relacionamentos com a comunidade em geral.
estamos procurando reunir com a direção da escola José França, para a realização de uma ação conjunta (CUFA-Raposa e a Escola) com o tema "PAZ NA ESCOLA" a data provável para o evento será no dia 21 de Janeiro e estamos fechando as seguintes atrações:
devido ao dia anterior ter sido de muita chuva, a massa jovem não se fez presente como de esperado, mas mesmo assim deu pra iniciar uma conversa.
Os núcleos não tiveram 100% do efetivo por isso a reunião teve que ser transferida para o próximo sábado dia 15.
para quem se fez presente foi repassado as diretrizes de 2011, metas e ideias de como aumentar nossos relacionamentos com a comunidade em geral.
estamos procurando reunir com a direção da escola José França, para a realização de uma ação conjunta (CUFA-Raposa e a Escola) com o tema "PAZ NA ESCOLA" a data provável para o evento será no dia 21 de Janeiro e estamos fechando as seguintes atrações:
- Break Dance (apresentação e oficina de dança)
- Graffite (exposição em mural)
- BMX (apresentação)
- Futebol de Rua (momento de lazer)
- Pagode (apresentação)
Alan Gleison
Coordenador Municipal
Assinar:
Postagens (Atom)