quarta-feira, 21 de julho de 2010

CUFA-MA E PLAN nos 20 anos de E.C.A



Dança, graffite, esporte e cinema foram atividades desenvolvidas pela Central Única das Favelas do Maranhão (CUFA/Ma) em parceria com a ONG Plan em comemoração aos 20 anos do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) em São Luís.
As ações reuniram centenas de crianças e adolescentes nos dias 15 e 16 de julho na Unidade Escolar Ribamar Bogéa na Cidade Olímpica e no Viva da Vila Embratel. Entre panfletagem pelos direitos da criança, apresentações de Djs, B.Boys o coordenador da CUFA, Billy Wesley destacou a importância do trabalho direto com a comunidade. “As realizações culturais nas comunidades devem partir dos próprios moradores; a diferença de uma atuação direta é que a ação deixa sempre uma marca positiva em quem participa e isso rende frutos no decorrer dos anos”, disse.
No primeiro dia da ação, assim que as apresentações terminaram na Unidade Escolar Ribamar Bogéa, todos se concentraram na Associação de Moradores da Cidade Olímpica para acompanhar uma seleção especial de 10 animações do Festival Internacional de Animação do Brasil, promovido pelo Cine Crioula. “Permitir o acesso a cultura e a cidadania é o norte do Estatuto da Criança e do Adolescente, por isso, o cinema é peça fundamental para o lazer e a reflexão de uma condição social”, explicou o coordenador do Cine Crioula Bruno Gouveia.
No dia 16, no Viva da Vila Embratel o espaço aberto atraiu uma multidão de pessoas. Com a panfletagem sobre a importância do ECA, muitos acompanharam as apresentações dos grupos parceiros da CUFA/Ma. “É importante que as pessoas entendam o que diz o estatuto para garantir um ambiente melhor para as nossas crianças”, ressaltou a estudante Maria Adelaide Santos.
A Organização da Plan avaliou o evento como bem mais do que o esperado e garantiu que é o primeiro passo para uma grande parceria. “A CUFA nos trouxe para perto da juventude e nos mostrou uma nova linguagem, o que comprova que o resultado do estatuto é conseguido com ações culturais e muito trabalho”, concluiu uma das coordenadoras da Plan Carol Santos.




A CUFA-Raposa esteve presente no evento através da DarkFox Crew e atletas de BMX

quarta-feira, 7 de julho de 2010

BRADAN EM COROATÁ




BRADAN EM COROATÁ - MA

Neste Ultimo Sabado aconteceu a etapa coroataense do Brasil Break Dance - BRADAN 2010, também considerado a atividade de lançamento da CUFA Coroatá. O evento que obteve o apoio do empresariado e poder público local, contou com uma expressiva participação da juventude. O evento foi realizado na noite deste sábado na Quadra Dom Bosco, contando com a participação de oito duplas de competidores, sendo duas delas da vizinha cidade de Codó, uma da cidade de Vargem Grande e cinco duplas coroataenses.Os competidores da etapa coroataense do BRADAN 2010 puderam ser prestigiados pelo coordenador estadual da CUFA, Billy Wesley, quebrar nas batidas do Dj Astrogildo (coroataense residente em S. Luís) e ainda passar por uma avaliação da seleta banca julgadora formada pelos b. boys Elias (São Luís), Gilberto (coordenador da CUFA Vargem Grande) e Marlon (Coroatá).Ao final dos confrontos foram proclamados os grandes vencedores da noite, ficando a classificação final da seguinte forma:
1º lugar: Marcos e Mudo Black (Codó);
2º lugar: Pernalonga e Gustavo (Coroatá);
3º lugar: Adriano e G-3 (Coroatá). Na avaliação final um dos coordenadores da CUFA Coroatá faz uma avaliação positiva do evento: "é o primeiro evento que fazemos e mesmo com a pouca estrutura que tivemos conseguimos atair um número significativo de amantes do movimento, o próximo será melhor ainda", conta Cleo Freitas.Agora é só aguardar a etapa estadual, em Balsas (29/09).